Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade-PPGES do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais-CFCHS da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB, com seu Mestrado e Doutorado responde ao desafio de formar profissionais atentos às com demandas e questões sociais, políticas e filosóficas do mundo contemporâneo, bem como a diversidade cultural, artística e econômica da Região Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia.
O PPGES se caracteriza por uma concepção aberta e plural de multidisciplinaridades e de suas práticas, se propõe a promover o exercício permanente de abordagens compartilhadas, multisituadas e dialógicas ciências que tem como seu no campo das ciências humanas e sociais, tendo como objetivo e estudo as sociedades e das culturas por meio de métodos etnográficos, históricos e comparativos promovendo o conhecimento interdisciplinar priorizando novos enfoques e relações entre as ciências sociais, história, direito, administração, economia, gestão pública e social, educação, filosofia, linguagens, letras e outros campos em ciências relacionados.
Suas áreas de concentração se articulam em torno de eixos de investigação que envolvem as: análises sobre o Estado e sobre a Sociedade e a análise das mediações entre eles, tais como políticas públicas, políticas sociais, participação social, cartografias sociais, movimentos sociais, processos de subjetivação, processos de emergência étnica, marcadores identitários etc.
O PPGES desenvolve suas atividades didáticas no Campus Sosígenes Costa, localizado em Porto Seguro.
Perfil do Programa
Mestrado e Doutorado
- Caracterização do Mestrado
- Área de Concentração do Curso: Estado e Sociedade
- Objetiva formar pesquisadores para atender às necessidades dos setores privado e público, docentes e outros profissionais de nível superior nas áreas de atuação das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, capazes de atuar em atividades ligadas à pesquisa, desenvolvimento social e docência em questões prioritárias para a melhoria da qualidade de vida da região.
- Caracterização do Doutorado
- Área de Concentração do Curso: Estado e Sociedade
- Objetiva formar recursos humanos altamente qualificados e o desenvolvimento de pesquisas acadêmica e científica voltadas para a análise e compreensão de questões sobre o Estado e as mediações entre Estado e Sociedade (políticas públicas, políticas sociais, participação social, cartografias sociais, movimentos sociais, processos de subjetivação, processos de emergência étnica, marcadores identitários etc.), de forma a contribuir com os esforços e ações para melhorar as condições do contexto social, econômico, cultural e ambiental na região sul da Bahia, assim como de outras regiões nacionais e/ou mundiais.
- Regime de oferta dos cursos
- A UFSB seguirá, a partir de 2024, o regime semestral de ensino, sendo que as novas turmas iniciarão no 2º semestre do ano. As disciplinas obrigatórias serão oferecidas a cada ano, ao lado de disciplinas optativas. Para integralizar o Curso de Doutorado o estudante terá 48 meses (4 anos), e o curso de Mestrado terá a duração de 24 meses (2 anos). Durante este período o estudante desenvolverá a sua pesquisa, redigirá e defenderá sua tese ou dissertação, com o intuito da obtenção do título de Mestre ou Doutor em “Estado e Sociedade”.
Linhas e Projetos de Pesquisa
Linha 1. Estado, instituições e governança
Docentes: Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, Herbert Toledo Martins, José André Ribeiro, Márcio Lima, Roberto Rabbani.
Considerando o Estado em seu processo de formação e em sua relação com a democracia, e tomando-o como um conjunto heterogêneo e mutável de instituições de administração pública, as pesquisas deste eixo temático analisam as dinâmicas do exercício do poder e dos processos de legitimação, através das alterações em sua relação com a sociedade civil (processos decisórios e de participação, reconhecimento de direitos e disputas pela aplicação de recursos públicos). Reflete-se sobre as condições de emergência de programas de governo e a instauração e renovação das instituições de planejamento, implementação, controle e fiscalização desses programas; experiências de governança; alterações normativas, em especial no que se refere ao pluralismo jurídico e direitos diferenciados; a história da política indigenista, a interseção entre programas de governo nacionais e articulações em foro internacional, em especial aquelas que versam sobre a sustentabilidade, relação entre a burocracia administrativa, as instâncias de representação política e os agentes de mercado.
Linha 2. Políticas públicas, educação e participação social
Docentes: Álamo Pimentel Gonçalves, Eliana Póvoas de Brito, Gustavo B. Bicalho Gonçalves, Hamilton Richard A. F. dos Santos, Valeria Giannella.
O presente subtema explora o campo das políticas públicas a partir de uma visão sociocêntrica e com foco à produção do Comum na e pela sociedade em suas múltiplas articulações. No escopo, reconhecemos, por um lado, o papel potencial e desejável de uma pluralidade de atores sociais, em alternativa a visões que tendem a naturalizar o monopólio do Estado na condução de políticas. Por outro lado, reconhecemos práticas insurgentes e autônomas e a capacidade de mobilização e autoempoderamento de comunidades, coletivos, grupos e associações como produção do Comum, recurso fundamental para atravessarmos o quadro de crise democrática que nos afeta, a ser fomentado na busca de caminhos para a reinvenção democrática de que precisamos. O currículo como prática de significação cultural e a educação na interface com o território.
Linha 3 - Políticas da diferença: cultura, subjetividades e violência
Docentes: Ana Carneiro Cerqueira, Fernanda Luzia Lunkes, Rafael Andrés Patiño, Sandra Adriana Neves Nunes
Esta linha de pesquisa reúne projetos das áreas das ciências humanas e sociais dedicados à investigação de temáticas como: gênero e território, dimensões estrutural, cultural, artística e psicossocial de distintos fenômenos de violência e cartografia social do Sul da Bahia, mantendo preocupações comuns que podem ser agrupadas nas relações entre cultura, poder e violência. A partir de múltiplos referenciais teórico-epistemológicos e metodológicos, os estudos se voltam à compreensão do complexo e diversificado território do Sul da Bahia para interrogar os desafios emergentes desta realidade cultural, psicossocial, econômica, filosófica e política, como forma de construção, desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento do território, de seus sujeitos, dos processos educativos, das sociabilidades e modos de vida.
4. Regimes de memórias, narrativas e territórios
Docentes: Christianne Benatti Rochebois, Francisco Cancela, Guilherme Foscolo de Moura Gomes, Janaina Zito Losada, Lilian Reichert Coelho, Maria Aparecida Lopes, Pablo Antunha Barbosa
Reunimos projetos voltados a investigar processos de construção de memórias e narrativas, entendidas como conceitos articulados e que definem criações coletivas concernidas em questões centrais do mundo contemporâneo. A partir de interseções entre antropologia, literatura, comunicação social, história, cinema e outras práticas estéticas, interessamo-nos, sobretudo, pelos efeitos contra-hegemônicos e desestabilizadores dessas formas expressivas em relação ao sistema dominante. Interrogamo-nos sobre a qualidade disruptiva e os sentidos alternativos de narrativas literárias, midiáticas, históricas, museológicas e do patrimônio histórico-cultural etc. Orientamo-nos por abordagens como, por exemplo, o olhar da catástrofe em sua contradição constitutiva e em seu “acontecer cotidiano”; a perspectiva da história ambiental e das relações humano-animais voltadas às questões do Antropoceno; a inscrição de memórias alternativas à do “Descobrimento do Brasil”, em Porto Seguro, através de mapeamentos, inventários e registros inéditos feitos por e para a população local e regional, mas que também possam extrapolar para dimensões nacionais ou inter-transnacionais.
Intercâmbio
O PPGES atua na área interdisciplinar, portanto, buscando atender às variadas demandas por formação acadêmica de pós-gradução, contando com docentes das áreas de Antropologia, Sociologia, História, Direito, Administração, Educação, Filosofia, Psicologia, Psicologia Social, Geografia e Comunicação Social.
O PPGES recebe estudantes estrangeiros provenientes dos países signatários do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), implementado pelo Ministério das Relações Exteriores junto à CAPES e ao CNPq, também poderão se candidatar para seleção e para bolsas de mestrado e doutorado por meio dos programas CAPES PEC-PG e CNPq PEC-PG.
Na UFSB a Assessoria de Relações Internacionais é o setor executivo de apoio administrativo e logístico para a viabilização das trocas acadêmicas entre docentes, discentes, visitantes nacionais e estrangeiros, de/para dentro e/ou fora do país.
Ingresso, Duração e Permanência
Critérios para ingresso
Os candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do PPGES são selecionados por meio de processo de seleção divulgado por meio de edital público anual. As aulas se iniciarão sempre no semestre imediatamente posterior ao processo de seleção.
Duração
O tempo para integralização dos créditos, realização de pesquisa, redação e defesa do trabalho de conclusão de Mestrado, em uma das formas permitidas será de 24 (vinte e quatro meses. A integralização dos créditos, finalização e defesa do trabalho de conclusão do Doutorado terá prazo de 48 (quarenta e oito) meses.
Ação Afirmativa
O PPGES adota uma política de Ação afirmativa para o ingresso de alunos indígenas, negros, quilombolas, pessoa com deficiência e pessoa trans, observando o disposto na RESOLUÇÃO Nº 23/2022, disponível em https://ufsb.edu.br/images/Resolu%C3%A7%C3%A3o_n%C2%BA_23.pdfe, bem como os editais de seleção para o Mestrado e o Doutorado, que trazem informações mais detalhadas sobre os procedimentos necessários para candidatos interessados.
Candidatos Estrangeiros
O processo de Seleção do PPGES é aberto a candidatos estrangeiros de quaisquer nacionalidades. A destinação das vagas observará o critério supranumerário de até 20% (vinte por cento) do total das vagas dos respectivos editais. Candidatos estrangeiros provenientes dos países signatários do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), implementado pelo Ministério das Relações Exteriores junto à CAPES e ao CNPq, também poderão se candidatar para seleção e para bolsas de mestrado e doutorado por meio dos programas CAPES PEC-PG e CNPq PEC-PG.
Turno de oferta das disciplinas
Segunda a Sexta-Feira no Turno Matutino, de acordo com Planejamento Anual aprovado pelo Colegiado do Programa.
Equipe
Docentes
- Álamo Pimentel Gonçalves (Educação) – http://lattes.cnpq.br/5299277618123064
- Ana Carneiro Cerqueira (Antropologia) - http://lattes.cnpq.br/0775631843780384
- Carolina Bessa Ferreira de Oliveira (Educação/Direito) - http://lattes.cnpq.br/4621783626179392
- Christianne Benatti Rochebois (Letras) – http://lattes.cnpq.br/8510186717586728
- Eliana Póvoas de Brito (Educação) - http://lattes.cnpq.br/0572622904873157
- Fernanda Luzia Lunkes (Letras) - http://lattes.cnpq.br/4507366472893400
- Francisco Cancela (História) – http://lattes.cnpq.br/0120529986058551
- Guilherme Foscolo de Moura Gomes (Filosofia) - http://lattes.cnpq.br/6709460800945936
- Gustavo B. Bicalho Gonçalves (Educação) http://lattes.cnpq.br/3487667564059705
- Hamilton Richard A. F. dos Santos (Estudos Comparados) - http://lattes.cnpq.br/5855497908445199
- Herbert Toledo Martins (Sociologia) – http://lattes.cnpq.br/7404757966009813
- Janaina Zito Losada (História) – http://lattes.cnpq.br/0102348842313795
- José André Ribeiro (Filosofia) - http://lattes.cnpq.br/2909888019684406
- Lilian Reichert Coelho (Comunicação/Letras) – http://lattes.cnpq.br/0338961069476178
- Márcio Lima (Filosofia) – http://lattes.cnpq.br/1613316788976945
- Maria Aparecida Lopes (História) – http://lattes.cnpq.br/4735378778437388
- Pablo Antunha Barbosa (Antropologia) - http://lattes.cnpq.br/9178360038758612
- Rafael Andrés Patiño (Psicologia) – http://lattes.cnpq.br/2474108034430062
- Roberto Rabbani (Direito) – http://lattes.cnpq.br/8576195795981994
- Sandra Adriana Neves Nunes (Psicologia) – http://lattes.cnpq.br/1233148620777469
- Valeria Giannella (Gestão Pública e Social) – http://lattes.cnpq.br/2523004549190093
Relação de Docentes Credenciados no PPGES
Colegiado 2024-2026
- Gustavo Gonçalves (Coordenador)
- Maria Aparecida Lopes (Vice-coordenadora)
- Fernanda Luzia Lunkes (Docente)
- Roberto Rabbani (Docente)
- José André Ribeiro (Docente)
- Christianne Benatti Rochebois (Docente)
- Sandra Adriana Neves Nunes (Docente)
- (Representante Discente)
- Mateus Alves da Silva Oliveira (Representante dos Servidores Técnico Administrativos em Educação - Titular)
Calendários e Horários
Calendários
Calendário Acadêmico 2024 (novo)
Calendário de Reuniões do Colegiado 2024
Horários
Calendário Oferta de Componentes 2024.1 (novo)
Calendário Oferta de Componentes 2023.3
Calendário Oferta de Componentes 2023.2
Calendário Oferta de Componentes 2023.1
Calendário Oferta de Componentes 2022.3
Calendário Oferta de Componentes 2022.2
Calendário Oferta de Componentes 2022.1
Contatos
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade – PPGES Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais
Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro
CEP: 45810-000 – Km 10 da BR-367, Rodovia Porto Seguro-Eunápolis
Setor de Apoio
E-mail: posgraduacao.csc@ufsb.edu.br
Coordenação
E-mail: ppges@ufsb.edu.br
Telefone: 55 (73) 3288-8400
Redes Sociais