Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seminários nacionais organizados pelo GELIS e pelo GEPEEI divulgam cadernos de resumos

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 11h20 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2024, 11h22 | Acessos: 438

Dois eventos nacionais organizados por grupos de estudos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) dedicados à inclusão na educação divulgaram os cadernos de resumos com os trabalhos aprovados para as edições 2024.

 

II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE PESSOAS SURDAS

 

WhatsApp Image 2024 10 08 at 17.33.16O II Seminário Nacional de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas é organizado pelo Grupo de Estudos em Língua de Sinais Brasileira (GELIS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), coordenado pela professora Daniane Pereira (CSC). A atividade contará com a seguinte comissão organizadora: docentes Jaqson Alves Santos (CPF), Ivanildo Félix da Silva Júnior (CJA) e Ana Cristina Santos Peixoto (CSC), discentes Dilsa Maria Santos Carrera (CSC), Joao Vitor Nascimento de Santana (CSC) e Leandro de Oliveira Santos (CPF) e servidores Helen Rodrigues de Oliveira (SAI CSC), Kerson Kleber Espinola Pereira (SAI CJA) e Pablo Batista Andrade (CJA).

O evento, previsto para ocorrer de 29 a 31 de outubro de 2024, em formato remoto, reunirá graduandos, pós-graduandos, professores e demais pesquisadores da UFSB e de outras instituições de diversos estados brasileiros. Ao todo, são aproximadamente 506 participantes, 53 trabalhos para apresentação e 11 convidados. A programação contará com atividades nos turnos manhã, tarde e noite, entre minicursos, workshops, palestras, relatos de experiências e apresentação de trabalhos científicos. 

Em sua segunda edição, o objetivo do evento é congregar professores e acadêmicos da área de Letras e Educação, tradutores, intérpretes (pessoas surdas e ouvintes) e demais interessados em refletir e discutir sobre aspectos que envolvem a língua de sinais, tais como: aspectos linguísticos; contato de línguas; bilinguismo; aquisição de L2; aquisição da LSB; oralidade e escrita de LSB, políticas linguísticas voltadas às pessoas surdas; tradução e interpretação; processo de ensino e aprendizagem como  primeira (L1) e segunda língua (L2). 

O foco do GELIS, através do evento, é promover o uso e a difusão da Língua de Sinais Brasileira (LSB), contribuindo, também, para a formação de profissionais bilíngues que colaborem para o processo de educação bilíngue para surdos no sistema educacional brasileiro, com igualdade e equidade de direitos à Comunidade Surda. 

Os resumos aprovados para o II Seminário estão organizados nos eixos temáticos: Língua de Sinais Brasileira, sociedade e interação; Língua de Sinais Brasileira, mídias e tecnologias educacionais; Língua de Sinais Brasileira e educação

Dados para acesso aos cadernos no Catálogo Online da UFSB:

II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE PESSOAS SURDAS, 2., 2024, Porto Seguro, BA. Caderno de resumos do II Seminário Nacional de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas. Porto Seguro: UFSB, 2024. 61 p. Disponível em: http://200.128.51.16:8080/pergamumweb/vinculos/000016/0000160a.pdf. Acesso em: 7 out. 2024.

 

 

II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

WhatsApp Image 2024 10 08 at 18.25.38O evento foi realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva: contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva (GEPEEI) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), coordenado pela professora Daniane Pereira (CSC). O II Seminário ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro de 2024, reunindo aproximadamente 500 participantes, entre graduandos, pós-graduandos, professores e demais pesquisadores da UFSB e de outras instituições de diversos estados brasileiros, 61 trabalhos apresentados e 12 convidados. A programação contou com atividades no matutino, vespertino e noturno, entre oficinas, minicursos, workshop, palestras, mesas-redondas, relatos de experiências e apresentação de trabalhos científicos. 

A atividade contou com a comissão organizadora: docentes Jaqson Alves Santos (CPF), Ivanildo Félix da Silva Júnior (CJA) e Ana Cristina Santos Peixoto (CSC), Dilsa Maria Santos Carrera (discente CSC), Helen Rodrigues de Oliveira (SAI CSC), Joao Vitor Nascimento de Santana (discente CSC), Kerson Kleber Espinola Pereira (SAI CJA), Leandro de Oliveira Santos (discente CPF) e Pablo Batista Andrade (CJA).

Em sua segunda edição, o objetivo do evento foi congregar professores, acadêmicos de diferentes áreas e demais interessados em divulgar pesquisas, refletir e discutir sobre aspectos que envolvem as concepções, princípios e diretrizes para um sistema educacional inclusivo; políticas públicas e práticas de Educação Inclusiva; os aspectos jurídicos, bem como as diretrizes nacionais para a Educação Especial; as concepções das deficiências, conhecendo suas características básicas; as concepções dos Transtornos Globais do Desenvolvimento e das Altas Habilidades/Superdotação, conhecendo suas características básicas; as diferentes abordagens inerentes ao percurso histórico da educação especial no Brasil e no mundo; a inclusão escolar dos alunos público da Educação Especial na rede de ensino regular; os principais desafios da inclusão escolar; as principais adaptações curriculares, bem como os recursos pedagógicos empregados no atendimento destes estudantes; os conceitos de integração e inclusão, refletindo sobre a sua implicação na educação; aspectos importantes sobre as instituições de ensino como canal de mudança, bem como as adequações curriculares que nortearão o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais específicas e sobre o contexto de formação do professor que atuará com tais alunos. Desta forma, o GEPEEI, através do II Seminário, promove reflexões e transformações sobre a prática educativa inclusiva que atendam às demandas atuais da sociedade e do estudante com necessidades educacionais específicas.

Os resumos aprovados para o II Seminário Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva estão organizados nos seguintes eixos temáticos: Do direito à educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social; Currículo e propostas pedagógicas; Tecnologia assistiva; Atendimento educacional especializado; Formação de professores e educação bilíngue de pessoas surdas.

Dados para acesso aos cadernos no Catálogo Online da UFSB:

II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 2, 2024, Porto Seguro, BA. Caderno de resumos do II Seminário Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Porto Seguro: UFSB, 2024 81 p. ISBN 9786587232539. Disponível em: http://200.128.51.16:8080/pergamumweb/vinculos/000016/00001609.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.

 

 

 

Fim do conteúdo da página